Formatura Maker

Publicado em 09/12/2019 às 14:39 - Atualizado em 09/12/2019 às 14:58

Foi realizada na noite de 03 de dezembro de 2019, a solenidade de encerramento de 57 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, que participaram da Oficina Maker “Matemática & Games”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Zortéa e SESI/SENAI.

A Educação Maker promove atividades ‘mão na massa’, que tem origem no Movimento Maker, propondo uma vivência baseada na ideia de “faça você mesmo”, incentivando que as pessoas criem e executem seus próprios projetos. Assim, o conceito também é aplicado na escola, onde o aluno aprende com uma nova postura: a de protagonista de seu próprio aprendizado.

As ferramentas de fabricação artesanais e digitais disponíveis nos espaços de Educação Maker permitem aos estudantes dar vida às suas ideias. Com esses instrumentos, eles podem atuar como criadores e construtores de artefatos físicos e digitais, além de criar soluções customizadas para problemas reais, em contexto local, com suas próprias mãos.

A oficina maker “Matemática & Games” teve duração de 80 horas, período em que os estudantes evidenciaram que a Matemática está presente em tudo e que pode ser aprendida de forma divertida, por meio da programação e construção de games, do uso da impressora 3D e utilizando conceitos da robótica.