Conselho Municipal de Assistência Social e Diretoria de Bem Estar Social e Habitação realizam II Conferência de Assistência Social

Publicado em 23/09/2009 às 00:00 - Atualizado em 05/02/2014 às 16:28

A Diretoria de Bem Estar Social e Habitação realizou na última sexta-feira (18), na Lanchonete Aquarius, a etapa municipal da II Conferência de Assistência Social com o tema Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A mesa de honra foi composta pelo Prefeito Paulo Francescki, a Presidente da Câmara de Vereadores de Zortéa Maria Roseli Viel Susin, a Diretora do Bem Estar Social e Habitação Cássia Regina Romani Beloto, a Presidente do Conselho Municipal de Assitência Social Juliana Nosswitz, e a usuária da política de assistência social do município, beneficiaria do Programa Bolsa Família Jacira Vilasboas.

O Prefeito Paulo Francescki em seu pronunciamento comentou sobre a inclusão social e como o município está trabalhando para incluir os menos desfavorecidos na sociedade.

Em seguida o coral do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Campos Novos realizou sua apresentação cultural.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, iniciou os trabalhos da conferência, onde três eixos temáticos foram debatidos: Processo histórico da participação  popular no país, a trajetória e significado do controle social na  política de assistência social e o protagonismo dos usuários, o seu lugar político no SUAS; Democratização da gestão do SUAS e as bases para a garantia do financiamento da assistência Social; Entidades de assistência social e o vinculo SUAS, os trabalhos do SUAS em relação ao protagonismo dos usuários e os conselhos de assistência social e o SUAS.

O evento, que é uma preparação para a etapa regional da discussão, tem a função principal de avaliar a assistência social sob o ponto de vista do SUAS - Sistema Único da Assistência Social e definir diretrizes para o desenvolvimento.A conferência é também um ponto de partida para a troca de experiências a respeito do trabalho. Os participantes foram divididos em grupos temáticos que debateram as diferentes formas de atuação da assistência social.

Durante o evento foram escolhidos representantes da sociedade civil e governamental, dentre os quais elegeu-se delegados que participarão da Conferência Regional.