Zortéa – Começam os preparativos para a Semana Municipal da Cultura e da Paz

Publicado em 16/09/2009 às 00:00 - Atualizado em 05/02/2014 às 16:28

O Prefeito Paulo Francescki, através do decreto municipal nº 051 nomeou a Comissão Organizadora das Atividades da Semana da Cultura e da Paz de Zortéa, a ser comemorada anualmente entre os dias 5 a 12 de outubro.

A Comissão reuniu-se na tarde da última segunda-feira (14) no gabinete do Prefeito municipal para discutir e definir as ações na Semana da Paz (05 a 12 de outubro), a qual será desenvolvida diversas atividades voltadas para a temática da cultura da paz.

O objetivo central da Semana da Cultura e da Paz é promover espaços de articulação, reflexão, formação e implementação de ações, tendo como temática a cultura da paz. E isso em todo o Estado de Santa Catarina: na ótica dos idealizadores do "Agente da Paz", a educação para a paz implica num amplo processo participativo que busque mudar o nosso jeito de pensar, mudar nossos hábitos e promover o aprendizado da paz, da ética, da solidariedade, da cidadania ativa e da justiça.

O público-alvo do projeto, portanto, são crianças e adolescentes integrantes ou não da rede de ensino, além dos pais, familiares, professores, autoridades e comunidade em geral.

Entre outros, são objetivos da "Semana Municipal da Cultura da Paz":

- Incentivar crianças e adolescentes e entidades participantes à materialização de atos praticados em prol da construção da cultura da paz, com o conseqüente credenciamento ao título de "Agente da Paz" a ser outorgado em momento oficial e solene, previamente programado;

- Impulsionar espaços de formação profissional com vista à sensibilização no que se refere à relevância atual da cultura da paz;

- Promover e incentivar ações de diagnóstico das violências em suas mais variadas formas de apresentação;

- Estimular as entidades públicas e privadas, a partir do espaço escolar, a concentrarem o desenvolvimento de atividades inerentes a estabelecer uma nova cultura pela paz, durante a "Semana Municipal da Cultura da Paz", como modelo político pedagógico permanente, sem prejuízo das atividades desenvolvidas ao longo do ano;

- Divulgar técnicas de solução de conflito, mediante conciliação ou mediação, para aplicação no próprio ambiente escolar, com vistas à vivência mais pacífica entre seus membros e aprendizado para a vida adulta.