Diretoria de Bem Estar Social e Habitação promove encontro com mães do Programa Bolsa Família

Publicado em 15/09/2009 às 00:00 - Atualizado em 05/02/2014 às 16:28

A Diretoria de Bem Estar Social e Habitação promoveu na tarde da última quinta-feira (10) no auditório do G.E.M. Horizonte Núcleo I o encontro com as mães beneficiadas do Programa Bolsa Família.

O objetivo desse encontro foi o repasse de informações do programa e das condicionalidades das políticas de assistência social, educação e saúde.

Na oportunidade foi apresentada a equipe gestora municipal do Programa Bolsa Família. A gestora do PBF Sra. Cássia Regina Romani Beloto iniciou o evento falando das atribuições da gestão do programa enfatizando a importância desses encontros com as famílias no município.

O setor de Cadastramento Único do município esclareceu as beneficiárias do PBF, quanto ao reajuste dos benefícios que começa a ser pago a partir deste mês, também foi abordado sobre a atualização cadastral das famílias com indícios de irregularidades identificadas pelo Tribunal de Contas União.

Em seguida os representantes das secretarias de Educação e Saúde informaram as famílias sobre as responsabilidades no que diz respeito à freqüência escolar, vacinação, pesagem e medidas.

A enfermeira Juliana R. Tibolla representante da Secretaria de Saúde enfatizou sobre acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; e pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos.

O professor Elton Magrinelli representante da Secretaria de Educação, comentou sobre a freqüência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e mínima de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos.

Juliana Nosswiz - Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e da Instância do Controle Social do Programa Bolsa Família fez a apresentação dos conselheiros a qual falou da importância do controle social nos programas sociais.

O controle social do Bolsa Família é a participação da sociedade civil no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação, e fiscalização do Programa. Trata-se de uma ação conjunta entre estado e sociedade, em que os eixos centrais são: compartilhar responsabilidades, a fim de aumentar a eficácia e efetividade do Programa; proporcionar transparência às ações do poder público local; e garantir o acesso das famílias mais pobres às transferências condicionadas de renda.

Ao final as mães receberam um cronograma com as ações a serem desenvolvidas pela Diretoria de Bem Estar Social e Habitação no segundo semestre de 2009.

Cronograma das próximas atividades do Programa Bolsa Família.

17 de Setembro - quinta-feira

Curso de culinária - Turma 1