Secretaria de Saúde de Zortéa promove palestra de Saúde e Estética Bucal para adolescentes e pré-adolescentes

Publicado em 14/09/2009 às 00:00 - Atualizado em 05/02/2014 às 16:28

Desde há muitos anos, a escola é reconhecida como uma das instituições de educação que colabora para a promoção de saúde sob crianças e adolescentes. Por isso, profissionais das áreas de educação e saúde desenvolvem o conceito de escola promotora de saúde ou escola saudável.

A escola saudável tem como meta atingir estilos de vida saudáveis para uma população total da escola, por meio do desenvolvimento de ambientes que apóiem e conduzam a promoção da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde, através de uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura vem desenvolvendo diferentes ações que visam à promoção de saúde e a melhoria na qualidade de vida de todos os alunos das escolas municipais de Zortéa.

Na última terça-feira (08) foi realizada a palestra preventiva sobre saúde e estética bucal com adolescentes e pré-adolescentes do Grupo Escolar Municipal Horizonte núcleo II.

A adolescência é uma fase de descobertas e transformações, tanto físicas quanto psicológicas, sendo de suma importância proporcionar a esta faixa etária o máximo de informações, pois os hábitos adquiridos nesta fase serão levados para toda a vida.

A cirurgiã-dentista Aline da Silva Segalin, responsável pela área odontológica do município, elaborou uma apresentação descontraída, contendo assuntos de interesse deste público, dentre eles: cárie, higiene bucal e voltada à ortodontia, doenças transmitidas pela saliva, fatores relacionados à dieta, hábitos de postura que influenciam no desenvolvimento do sistema mastigatório, entre outros.

O público-alvo demonstrou bastante interesse pelo assunto e interagiu de maneira positiva, já que o tema faz parte de seu dia-a-dia.