Alunos do Grupo Escolar Municipal Horizonte núcleo II participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em 08/09/2009 às 00:00 - Atualizado em 05/02/2014 às 16:28

As Olimpíadas de Matemática, nos moldes atuais, são disputadas desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria.Com o passar dos anos, competições similares foram se espalhado pelo leste europeu, culminando, em 1959, com a organização da I Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia, com a participação de países daquela região.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou em 1979 a I Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  Ao longo destes anos, a OBM passou por diversas mudanças em seu formato (veja abaixo quadro ilustrativo), mantendo a idéia central que é a de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.

Os alunos do Grupo Escolar Municipal Horizonte núcleo II DE 5ª A 8ª séries participaram da 1° etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Nessa primeira etapa da Olimpíada as provas serão aplicadas e corrigidas pelos professores em suas turmas. Cada escola escolherá 5% das melhores provas e enviará os cartões-resposta ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os estudantes selecionados participarão da segunda fase, em 24 de outubro. Na segunda fase, as provas serão aplicadas e corrigidas por professores indicados pelo Impa.

Desse grupo de estudantes sairão os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze da Olimpíada. Além das medalhas, os vencedores receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A divulgação dos resultados finais está prevista para 11 de dezembro.

Os alunos do Grupo Escolar Municipal Horizonte núcleo II aprovados para a próxima etapa foram:

Nível II: Luiz Eduardo Minks Pereira 5ª 01, Guilherme Pelissari 5ª 02, Naiá Charline Gomes Panho 5ª 03, Aline Piaza Camargo 6ª 01, Marco Antônio Mansardo 6ª 02, Maurício de Almeida 6ª 02.

Nível I: Caroline Mandele da Rocha 7ª 02, Luana Holetz 7ª 03, Yuri Andreas May Henrique 8ª 01, Danieli Gomes de Oliveira 8ª 01, Lucas Mateus Bonadman 8ª 02, Mariana Kantovick 8ª 02.