Zortéa Realiza I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em 14/07/2009 às 00:00 - Atualizado em 05/02/2014 às 16:28

"Construindo diretrizes da política e do plano decenal" esse foi o tema da I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Diretoria de Bem Estar Social e Habitação. A conferência aconteceu na última sexta-feira (10) no auditório do Grupo Escolar M. Horizonte núcleo I e contou com a presença de alunos, autoridades, representantes das secretarias municipais, membros do Conselho Tutelar e demais entidades. Houve apresentações culturais do grupo de dança municipal de Zortéa e dos alunos da Escola Major Cipriano Rodrigues de Almeida.

A mesa oficial da conferência foi composta pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Edna Aparecida de Oliveira, a Diretora de Bem Estar Social e Habitação Cássia Romani, a Presidente da Câmara de Vereadores Maria Roseli Susin, o Prefeito Paulo Francescki, representante dos adolescentes Kauane Almeida, Secretária Executiva da AMPLASC Neuza Rauen e o Promotor Eder Cristiano.

O evento proporcionou a todos os participantes a refletirem sobre os desafios relacionados à infância e a adolescência, de modo a encontrar alternativas para melhorar a qualidade de vida.

Na parte da manhã foi realizada a conferência "Consolidando Diretrizes da Política e do Plano Decenal" com as advogada Ana Paula Santos Moretto e Zeli Terezinha Dariva, logo após, foi formada a mesa redonda para debater os cinco eixos temáticos: Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania; Gestão da política.

Depois das informações obtidas na primeira etapa do evento, à tarde todos os participantes dividiram-se em grupos e iniciaram os trabalhos para definir as propostas em torno da garantia dos direitos de crianças e adolescentes que dará maior legitimidade aos encaminhamentos e às deliberações em âmbito nacional. Também, ficaram definidos os delegados representantes do município para a VIII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.